Você toma um banho limpo ou sujo? Por que usar um sabão natural?

Sabão natural: necessidade.

Não se sabe exatamente como ou onde surgiu o sabão. O que se sabe é que, em algum momento, veio suprir uma necessidade de higiene e bem estar.

Inicialmente era feito com banha animal e cinzas de plantas halófitas. Com o tempo e a industrialização os processos mudaram.

Atualmente, com a demanda por produtos naturais, veganos e livres de poluentes ou matéria prima tóxica, cada vez mais, as pessoas estão assumindo a confecção dos seus produtos de higiene e limpeza da casa para saber exatamente o que estão colocando no corpo e devolvendo ao meio ambiente.

Quem não gosta de chegar em casa, depois de um dia cansativo de trabalho, e tomar um banho relaxante com um sabão perfumado?

O sabão faz parte do nosso dia a dia. Todo mundo usa sabão para tomar banho, lavar a roupa, a louça, as mãos quando chega em casa ou antes das refeições.

As crianças já nascem usando sabão e aprendem desde cedo que têm que lavar as mãos antes das refeições e escovar os dentes depois.

 

O banho sujo com o inimigo!

O que muitos não sabem é que na limpeza e higiene pode estar uma substância tóxica que se acumula no seu corpo, polui o ambiente aquático e causa diversos males.

Em um determinado momento começou a demanda por sabonetes bactericidas. Sabonetes que, além de limpar nossa pele, também matem as bactérias.

O principal ingrediente tóxico encontrado nos sabonetes bactericidas é o TRICLOSAN.

O TRICLOSAN é um poluente para o meio ambiente e para nós também. Interfere nos hormônios e no sistema reprodutivo além de aumentar a sensibilidade a alérgenos causando diversos tipos de dermatite. É tóxico para o fígado por inalação. Mesmo em baixos níveis é um disrruptor hormonal da tireoide.

Estudos indicam que a limpeza com produtos que contém esta substância não é mais efetiva do que usar apenas água e sabão. Apesar disto, o triclosan está presente na maioria dos sabonetes comercializados e em outros produtos e cosméticos também.

Em 2016, o FDA baniu o uso de triclosan em sabonetes bactericidas para lavagem de mãos nos EUA.  Ainda pode estar presente em lava louças, bodywashes, desodorantes, tratamentos para acne, pastas de dente, colchões, recipientes de plástico para comida, solas de sapato e muitos outros produtos.

Além disso, foi comprovado que o tratamento da água não elimina 100% do triclosan e acaba contaminando lagos, rios e fontes, sendo o triclosan muito tóxico para a vida aquática.

No Brasil a ANVISA ainda permite produtos que utilizam Triclosan e triclocarban em suas formulações e há centenas de produtos notificados como sabonetes antissépticos no mercado.

Cabe a nós buscar informação sobre o que contém em cada produto que utilizamos.

Veja abaixo a composição de um famoso sabonete bactericida do mercado que promete “saúde para toda a família” e me diz: quem precisa disso pra se sujar? Ops, para se limpar!

Sabonete Líquido Antibacteriano Vitamina E Refil 200ml
Composição: Aqua, Sodium Laureth Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Glycol Distearate/ Sodium Laureth Sulfate/ Cocamide MEA/ Laureth-10, Decyl Glucoside, Parfum, PPG-2 Hydroxyethyl Cocamide, Laureth-7, Sodium Chloride, Polyquaternium-7, DMDM Hydantoin, Triclocarban, Citric Acid, Tetrasodium EDTA, Tocopherol, Tocopheryl Acetate, Aloe Barbadensis Leaf Juice, Glycerin, Yellow 5 (CI 19140), Silk Amido Acids, Orange 4 (CI 15510), Benzyl Alcohol, Butylphenyl Methylpropional, Citronellol, Coumarin, Benzyl Salicylate, Geraniol, Alpha Isomethyl Ionane, Eugenol.

 

A opção por um banho limpo, com um sabão natural e terapêutico

Apesar de todo o veneno que querem nos empurrar ainda temos a opção de produzir nosso próprio sabão natural ou comprar de pequenos produtores que utilizam apenas óleos vegetais e essenciais em sua produção. A demanda por produtos limpos está crescendo e cada vez tem-se mais opções.

O sabão natural feito por saponificação de óleos vegetais apenas não contém aditivos tóxicos para nós ou para o meio ambiente. São limpos, puros, hidratantes, biodegradáveis e o aroma dos óleos essenciais transforma o banho em um ritual terapêutico.

Acho que temos motivos suficientes para fazer escolhas conscientes do que usar no nosso corpo e devolver ao meio ambiente.

Leia rótulos e escolha o que usa na sua pele, na das suas crianças e o que devolve ao meio ambiente.

Não use produtos de higiene que possuem triclosan ou triclocarban em sua formulação ou qualquer sabonete que diz ser antibacteriano.

Mais alguma dúvida de porque usar um sabão natural?

 

Joanna Lima
Farmacêutica
Cosmética Natural, Aromaterapia & Técnica Alexander

 

sabão_natural_ladyBug_equilíbrio_essencial

receba as novidades por email!

é só preencher aqui embaixo:

Seu nome

Seu e-mail

SaveSaveSaveSave

SaveSaveSaveSave

SaveSaveSaveSave

Comentários

comentarios